terça-feira, 4 de novembro de 2008

“PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS, EM SEUS RELACIONAMENTOS”

“PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS, EM SEUS RELACIONAMENTOS”

LER SL. 139: 1 a 18

Deus é onipresente – Ele esta presente em todos os lugares, a um só tempo, observa tudo.

Deus é onisciente    - Ele sabe todas as coisas (pensamentos e procedimentos).

Deus é onipotente   - Ele é o Todo Poderoso e detém toda autoridade sobre todas as coisas.

Entre todos os atributos de Deus, Ele é a verdade.

Em João 1:1 1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Em Gênesis podemos encontrar várias passagens especificando “Disse Deus” ex. haja luz e a luz se fez.

 

Relembrei essas passagens para entrarmos num contexto, muito claro e ao mesmo tempo difícil de ser aplicado porque depende da nossa força de vontade (raciocínio lógico) e não do (raciocínio emocional). Ler Tiago 3:1 á 12 – “1 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce”.

 

Nos relacionamentos familiares, profissionais e afetivos isso se aplica muito bem.

Ex:- Quando estamos trabalhando engolimos um monte de sapos, de palavras incoerentes para manter a aparência de profissionalismo, quando acaba o calor da situação, vemos como foi prudente o silêncio, o auto controle.

Em família, muitos não fazem questão nenhuma de manter esse controle dizendo logo tudo o que vem na cabeça sem pensar; E quantas vezes ouvimos falei sem pensar.

Isso é um grande erro, (Temos que ter o controle da nossa mente, Deus deseja que tenhamos domínio próprio), Com a nossa família, é que devemos manter a excelência das atitudes, e sempre manifestar o amor que sentimos, sem nos preocuparmos com que o outro vai pensar o dizer, de um abraço carinhoso ou de um Eu te amo repentino.

Lembre-se o diabo anda ao derredor buscando a quem possa tragar

A vida em família no mundo é complicada cheia de atitudes televisivas, por experiência, vi e ouvi várias vezes familiares dizendo:-

-         eu não perdôo, ele morreu pra mim, etc....

Até de pessoas que já haviam morrido, referiam-se a elas com mágoas, e sem perdão.

O mais assustador era que os motivos eram pequenos, egoístas, mesquinhos. E na Grande maioria das vezes a falha estava em quem estava reclamando do que no acusado, que muitas vezes falou sem nenhuma intenção de machucar, de magoar, nem percebeu a ofensa, mas causou um estrago, muitas vezes irreparáveis.

À vontade de Deus não é essa para nossa vida, Ele diz: 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”“.

Se abrigo falta de perdão em meu coração para com os outros, apesar dos erros que praticam contra mim, abro meu coração para permitir que sete outros espíritos mais perversos do que a falta de perdão entrem nele (Lucas 11,26) Eis aqui sete outros espíritos que são parentes da falta de perdão, mas são ainda mais perversos:

-Ressentimento

-Má-vontade

-Rancor

-Malícia

-Vingança

-Amargura

-Ódio

Perdoe quantas vezes forem necessárias, use de franqueza, não suponha nada, não ache nada, pergunte qual foi a real intenção, muitas vezes você interpretou mal.

Esse é um exercício diário, contínuo, peça ao Espírito Santo para te ajudar a não ter orgulho. Do contrário vira um reservatório de lixo.

Outra situação muito comum entre casais é brigar uma briga já brigada, (Eu chamo de levanta defunto), já discutiu, já brigou, já perdoou porque lembrar novamente?

É porque não perdoou, Deus diz: Dos teus pecados já não me lembro mais ““.

Nós também não devemos lembrar, devemos aplicar a palavra “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para frente e para o alvo, para o premio da soberana vocação que há em Cristo Jesus”.

O perdão só acontece quando o fazemos no Nome do Senhor Jesus..

Quanto maior é a dor da ofensa e da mágoa, mais depressa, você tem que falar em voz alta, EU PERDOO ESSA SITUAÇÃO NO NOME DE JESUS

 

Em Filip. 2:9 a 11 : 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

 

O inimigo usa as pessoas para trazer inimizade no seu próprio lar:

Prov. 11:9 - 9 O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.

Mateus 10:36 - 36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

Essa divisão familiar (Quase sempre é espiritual).

Quando um membro é escolhido por Deus, os anjos já estão ao redor, o Espírito Santo já está batendo a porta do coração, e os adversários espirituais já sabem, e a guerra já está instalada no mundo espiritual os anjos e os demônios lutando pela vida do individuo, Quando ocorre à decisão por Jesus, ocorre também à zombaria, o desprezo, a oposição, divisão, a perseguição principalmente dos familiares (Como se fosse uma situação velada não declarada), mas ocorre; Essa é a espada a dissensão que Jesus trouxe.

Nesse momento é que armadura de Deus entra em ação, para nos proteger, dessas ciladas.

Faça o exercício do amor e do perdão para desbaratar o inferno.

Cada ação leva a uma reação!

Cada ação leva a uma reação!

Cada palavra leva a uma situação!

Se falarmos as palavras de Deus, sendo Ele o verbo, Ele entra em ação, e destrói nossos inimigos, lança fora os dardos inflamados do maligno.

A nossa família é um bem precioso, em Gen. 12: 1 a 3 Ele diz a Abraão “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Essa promessa revela o propósito do evangelho, de abençoar todas as famílias da terra, Deus realiza esse propósito através de Jesus) – “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”. “Jesus veio buscar e salvar os que estão perdidos”

Então não olhe para seu irmão, pai, mãe, filho, como alguém que está te agredindo, olhe através deles, não ignores os intentos de satanás. Lembre-se a sua luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades desse mundo tenebroso.

Ame o teu próximo como a ti mesmo; não tem valor para Deus se você consegue amar, ser simpático, bonzinho, carinhoso, com os irmãos na igreja e  com aqueles que você divide o pão, as alegrias, as tristezas, as dívidas, a mesma casa, e muitas vezes a mesma cama, você condenar com más palavras ou maus pensamentos e na união do corpo que Deus ordena as bênçãos.

O pecado é estabelecido no pensamento não pense contrário as benção de Deus.

 

PARA REFLETIR

Por  que o inimigo quer a desunião familiar?

Mateus 18: 19 - 19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

O inimigo trabalha em cima de desânimo!

Cl. 3 :21 - 21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.

Os pais devem se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, posição social, e trabalho na igreja!

Sl 127:3 - 3 Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

A essência da educação dos filhos consiste nisso:

Lucas 1:17 - 17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.

 

Diga palavras agradáveis em família:

Prov. 16:24 -24 As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.

Ef. 4:29 -29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Sugestão para leitura:

-Sl. 141:3;

-Prov. 15:4;

-1 Pedro 3:10;

-Prov. 10:11

By Sandra Maziero

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindo minha amada irmã!!!! Que o Espirito Santo continue usando tua vida , para ensinar, ministrar e louvar o Senhor. Ficou maravilhoso e muito bem explicado.Parabens!! Te amo em Cristo Jesus!!